segunda-feira, 6 de Maio de 2024  11:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Molotoff

Molotoff

Comece por bater as claras. Quando estiverem meio batidas, junte 2 colheres de açúcar e continue a bater sem parar até ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-06-2013

Arte de rua é muito mais do que grafites



Ekun, Face e Moa, três artistas de rua, componentes do grupo REKLOCALS, são os autores de alguns dos “bonecos” expostos no viaduto das Agras, em Esgueira, uma imensa galeria de arte (pintura) de rua, artistas que encontrámos em pleno momento criativo.
De papel (esboço) na mão, os três jovens artistas transpunham para uma das paredes o “boneco” originalmente concebido por eles em papel. A grande quantidade de latas de tinta de uma imensa palete de cores, os muitos pincéis e um escadote faziam antever grandeza e colorido do trabalho que estavam a iniciar.
Para além desse mural, este trio de artistas é autor de algumas das pinturas que já decoram o viaduto das Agras, bem como de alguns outros “bonecos” que se encontram em locais públicos da cidade.
Falando em nome desse grupo de artistas, Ekun sublinha que “pintamos em todos os sítios públicos onde nos deixem pintar”, como acontece no viaduto das Agras, espaço que a autarquia aveirense abriu a este género de arte, gesto que estes artistas agradecem. Por esse motivo, estes artistas pintam durante o dia, falando com quem passa e se interessa pelo trabalho deles, realçando que “já evitamos pintar à noite e de fugida. Procuramos os sítios legais, de modo a fazermos trabalhos maiores, mais demorados, que podem demorar várias horas a pintar, e melhores em termos artísticos, porque as pessoas não gostam muito dos grafites”.
“Nestes locais, em que temos autorização para pintarmos, estamos mais à vontade para fazermos aquilo de que gostamos, com qualidade e que agradam mais às pessoas, daí fazermos primeiro os projetos em papel daquilo que vamos pintar, onde desenhamos com pormenor o que queremos fazer e onde experimentamos as cores que vamos aplicar”, explica.
Apesar de Ekun ter alguma formação artística, curso que não terminou, considera que tanto ele como os colegas têm “este dom natural para a arte”.
De registar que o viaduto das Agras é uma “galeria” onde estão patentes trabalhos de artistas de diferentes localidades do país.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®